SEC. SAÚDE
Vigilância Sanitária fiscalizará alimentos consumidos na Semana Santa
Blitz Sanitária
Vigilância Sanitária fiscalizará alimentos consumidos na Semana Santa

A equipe da Vigilância Sanitária, vinculada a Secretaria de Saúde do município, percorrerá diversos pontos de comércio em todos os bairros da cidade.

Em preparação à Semana Santa, a Vigilância Sanitária de Solonópole intensificará a fiscalização dos produtos típicos consumidos no período, realizando blitz durante todo o período que antecede a Semana Santa. Garantir a todos os municipes uma ceia saudável.

Serão fiscalizados alimentos como bacalhau, pescados em geral, ovos, enlatados de peixes, verduras, legumes e outros. A equipe observará fatores como: acondicionamento, exposição e prazo de validade. Detectado algum tipo de irregularidade, os produtos serão apreendidos e os comerciantes notificados para que corrijam suas falhas.

A Vigilância Sanitária dá algumas dicas aos consumidores para compra de alimentos da Semana Santa. Os principais cuidados a serem observados são as condições do local de venda dos alimentos, além do armazenamento, preparo e características dos produtos ofertados, bem como a higiene dos atendentes. “Antes de comprar o peixe fresco, esteja atento ao aspecto da carne, que deve ser resistente à pressão dos dedos, devendo estar com as escamas brilhantes e bem aderida à pele, é preciso verificar a órbita dos olhos, a cor e o odor do produto, as guelras devem estar úmidas e apresentar coloração de róseo a vermelho brilhante”.

Em caso de irregularidade, o consumidor deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária, para que seja tomadas as devidas providências.