SEC. DA SAÚDE
SEC. DA SAÚDE
Postada em 12/07/2017 ás 11h42 - atualizada em 20/07/2017 ás 14h37
Secretária da Saúde participa do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
TEMA: “Diálogos no cotidiano da Gestão Municipal do SUS”.

A secretária da Saúde de Solonópole, Karise Pinheiro encontra-se em Brasília participando do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. “Adquirir novos conhecimentos e buscar fortalecer ainda mais o nosso SUS!!” (Kairse Pinheiro).

O XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde estar sendo realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, durante os dias 12 a 15 de julho, milhares de trabalhadores do cotidiano do SUS, dentre eles secretários municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde.

O tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS", tem referência no Manual do Gestor que lançamos em Janeiro de 2017 e através do encontro de ideias, troca de conhecimentos e experiências, formulação e aprofundamento de propostas no Congresso fortaleceram as conexões entre a normativa dos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano atual da gestão municipal de saúde.

Na programação estão oficinas, seminários, cursos e mesas que discutirão temas importantes para a gestão municipal do SUS: atenção básica, financiamento da saúde e unificação dos blocos de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018 e todo o processo de transição a ser realizado em 2017 com planejamento ascendente e o processo de regionalização e organização da rede de atenção à saúde e o papel da participação da comunidade nesse planejamento, governança executiva da RAS por meio de consórcios, necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde, gestão de custos e dos fundos municipais de saúde, cotidiano da participação da comunidade com o fim dos blocos de financiamento, assistência farmacêutica, gestão do trabalho e da educação em saúde, programa Mais Médicos, Judicialização da Saúde e relação com setor privado não lucrativo.

Além desses temas realizaremos 3 oficinas com convidados para organização e institucionalização do observatório ibero-americano de políticas e sistemas de saúde, para dar continuidade ao projeto dos apoiadores regionais do CONASEMS - Projeto Proadi e para aprofundarmos as experiências do apoio institucional da rede CONASEMS COSEMS.

A Mostra “Brasil, aqui tem SUS” continua este ano com apresentação oral e debate de todas as experiências selecionadas pelo edital com a novidade de ter um dia inteiro dedicado a ela de forma exclusiva.