SEC. DA SAÚDE
SEC. DA SAÚDE
Postada em 04/08/2017 ás 11h36 - atualizada em 11/08/2017 ás 12h35
Moradores de Cangati recebem Posto de Saúde reformado e equipado
Esta é a quarta unidade que passa por reforma. No município, outros dois postos foram ampliados e duas UBS’s foram construídas nos últimos cinco anos.
Moradores de Cangati recebem Posto de Saúde reformado e equipado

Na noite de ontem (03), os moradores do distrito de Cangati celebraram a reinauguração do Posto de Saúde Francisca Paulina de Jesus. A solenidade contou com a presença do prefeito Webston Pinheiro, da primeira-dama Dárcia Nogueira, da secretária da Saúde Karise Pinheiro e de outras autoridades entre secretários, vereadores e profissionais da saúde.

A unidade leva o nome em homenagem a Francisca Paulina de Jesus, parteira reconhecida por uma vida de trabalho voluntário junto a gestantes da região. Agora, após ser inaugurada, a expectativa é que a estrutura traga mais conforto e qualidade no atendimento das mais de trezentas famílias assistidas pelo serviço.

Para Katilene Pinheiro, profissional que há sete anos atua no distrito, a satisfação não é única dos moradores. “Agora, com estrutura e equipamentos, faremos um trabalho com ainda mais qualidade. Tenho certeza que os profissionais que compõe a equipe seguem dedicados e comprometidos em levar o melhor”.

O Posto de Saúde do distrito de Cangati presta serviços médicos e odontológicos, além de atendimento ambulatorial, vacinação, coleta de exames e dispensa de medicamentos.   Durante a solenidade, a secretária de saúde Karise Pinheiro ressaltou a importância desses equipamentos para a saúde pública “a estratégia da atenção básica é de grande importância, um PSF bem estruturado é capaz de resolver 85% dos problemas de saúde de uma comunidade. Hoje, sem dúvidas, é um dia de muita alegria”.

O prefeito Webston Nogueira ressaltou a felicidade do desfecho, em meio as adversidades que foram surgindo nesse período de conclusão “só a gente sabe a dificuldade que foi, diante dos problemas financeiros do Estado, mas a gente conseguiu com recurso próprio do município e, por isso, estou muito feliz.  Se Deus quiser vai ser muito útil para toda a comunidade”.

Além de Cangati, as unidades de saúde dos distritos de Assunção, São José, Pasta e foram reformadas. Alto Vistoso e Bom Jardim tiveram seus espaços ampliados e, em Prefeita Suelly e no bairro Santa Tereza, na sede do município, foram construídas outras duas UBS’s padrão Ministério da Saúde.