Postada em 04/02/2017 ás 17h58 - atualizada em 04/08/2017 ás 18h03
Acessibilidade Portal Prefeitura Municipal de Solonópole

Este site foi construído conforme os padrões de acessibilidade do W3C para possibilitar que todos possam ter acesso ao seu conteúdo, independente de ser portador de deficiência ou não.

1- Tamanho do texto

Ctrl + + Aumenta o zoom da página;

Ctrl + – Diminui o zoom da página;

Ctrl + 0 Deixa o zoom da pagina padrão.

Alguns browsers possibilitam a alteração do tamanho do texto da seguinte forma:

Internet Explorer: selecione o Menu Opções “Mostrar: Tamanho do Texto”;

Mozilla: selecione o Menu Opções: “Mostrar: Tamanho do Texto”;

Opera: selecione o Menu Opções: “Mostrar Zoom”;

Safari: selecione o Menu Opções: “Apresentação; Aumentar/Reduzir tamanho do texto”.

2- Compatibilidade com browsers

Este portal é compatível com todos os navegadores modernos:

Firefox 2+, Internet Explorer 9+, Safari, Konqueror, Opera 10+, Chrome 1+

3- Leitores de Tela

Os leitores de telas são programas que, interagindo com o Sistema Operacional do computador, capturam toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e a transforma em uma resposta falada utilizando um sintetizador de voz.

O leitor de telas “varre” os programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, janelas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo.

A navegação é feita através de um teclado comum, dispensando o uso do mouse na maior parte do tempo, e o áudio é emitido através da placa de som presente no computador. Nenhuma adaptação especial é necessária para que o programa funcione e possibilite a utilização do computador pelo deficiente visual. Deste modo, o usuário pode ouvir tudo o que está sendo mostrado, conforme navega pelo sistema e/ou utiliza os comandos do programa.

(Fonte: http://www.movimentolivre.org/)

3.1- Segue abaixo duas sugestões de leitores de tela, ambos gratuitos e de código aberto:

1ª – NVDA (Non Visual Desktop Access)

Uma característica que garante um grande diferencial ao NVDA é o fato dele não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, cd ou qualquer outro disco removível.

Ficha Técnica:

Desenvolvido para rodar no sistema operacional Windows

Versão: 2011.1.1 (Gratuito e de Código Aberto);

Desenvolvedor: NV Access;

Site Oficial: www.nvda-project.org

Download: Clique aqui para baixar o NVDA ou Clique aqui para baixar o NVDA (versão portátil).

Manual: http://www.acessibilidadelegal.com/33-manual-nvda.php

2 ª – ORCA

O Orca além de leitor de telas é também um ampliador de telas, possibilitando ao deficiente visual a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível.

Falando em sistema acessível, o Orca já vem instalado como recurso de acessibilidade padrão em algumas distribuições Linux, permitindo assim que o deficiente visual instale o sistema sem o auxílio de um vidente. Como o Linux possui muitas distribuições, a sugestão aos interessados é baixar a versão Linux Acessível ou o Projeto PenDrive F123.org.

Ficha Técnica:

Desenvolvido para rodar no sistema operacional Linux Versão: 3.0 (Gratuito e de Código Aberto);

Desenvolvedor: O desenvolvimento do Orca tem sido guiado pelo Accessibility Program Office of Sun Microsystems, Inc. com contribuições de muitos membros da comunidade.

Site Oficial: http://live.gnome.org/Orca

Download: Clique aqui para baixar o Linux Acessível ou Clique aqui para baixar o Projeto PenDrive F123.org.

Manual: http://www.acessibilidadelegal.com/33-manual-orca.php#ccor7