FAZENDA MODELO
FAZENDA MODELO
Postada em 09/08/2017 ás 17h00 - atualizada em 14/08/2017 ás 14h21
Fazenda Modelo começa a colher seus primeiros frutos
Após dois meses da inauguração, ovos caipiras e hortaliças como alface, coentro e cebola já estão sendo comercializados no local
Fazenda Modelo começa a colher seus primeiros frutos

Há pouco mais de dois meses da inauguração, a Fazenda Modelo já começa a colher suas primeiras produções, entre elas, algumas hortaliças como alface, coentro, cebola e até ovos caipiras, resultado da pequena criação de aves no local. Todos os itens podem ser adquiridos diretamente no quiosque da Fazenda.

Outras culturas ainda estão em andamento, é o caso do repolho, beterraba e pimentão, mais próximos do ponto de colheita, e macaxeiras e batatas-doces.  Apesar da comercialização, o objetivo central do Fazendo Modelo é incentivar a produção familiar e servir como modelo para pequenas e médias produções. “O grande objetivo é trazer as famílias pra elas verem como produzir dentro de suas propriedades. E a gente vende os produtos aqui, claro, para que não haja desperdício, mas a nossa real intenção é ensinar”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Hudson Nogueira.

Dentro deste propósito, mais de 40 espécies de mudas serão comercializadas e produzidas sob encomenda já nos próximos meses.

Outra cultura presente no projeto é a criação de peixes. As tilápias estão em criadouro há três meses e atualmente passam pelo processo de engorda. Ainda segundo o secretário, a primeira remessa será posta à venda no período de dois meses. Cada peixe pesando, em média, 500 gramas. “Assim que estiverem prontos, a gente vai anunciar e as pessoas poderão comprar o peixe fresquinho, no pé do tanque”.

Os 66 hectares da Fazenda Modelo ainda contemplam a Fazenda Viva, com a horta de plantas medicinais, trilha ecológica e uma infinidade de atividades ligadas à agricultura, agropecuária e esportes. “Uma fazenda de 66 hectares dentro da cidade é realmente uma área única. Pessoas e autoridades que nos visitaram dizem que Solonópole sai à frente dos outros municípios com esse projeto”.

A expectativa agora é arrecadar fundos federais para a ampliação do projeto. Todo o dinheiro das vendas é revertido para a Associação Comunitária dos Amigos dos Bairros Domingo Sávio e Santa Tereza, entidade que mantém as atividades da Fazenda Modelo.