COMBATE AO MOSQUITO
COMBATE AO MOSQUITO
Postada em 09/02/2018 ás 01h43 - atualizada em 09/02/2018 ás 01h46
Secretaria da Saúde mobiliza o município no combate ao Aedes Aegypti
Durante toda esta quarta-feira, Solonópole recebeu ações voltadas para capacitação de profissionais e munícipes
Secretaria da Saúde mobiliza o município no combate ao Aedes Aegypti

Desde o início da semana as ações de combate ao Aedes Aegypti têm sido intensas em Solonópole. Nessa segunda-feira, técnicas do Núcleo de Controle de Vetores, da Secretaria de Saúde do Estado, estão em visita ao município para auxiliar e orientar os profissionais de saúde na campanha de combate ao mosquito. Um encontro chegou a ser realizado entre as profissionais e os núcleos gestores de escolas da rede pública e privada, com o intuito de planejar ações dentro das unidades. Além disso, um carro fumacê, também cedido pela Sesa, faz a pulverizações dos bairros nas manhãs e tardes desta semana.

Já a quarta-feira (07), foi marcada por uma série de capacitações. Pela manhã, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias participaram de um treinamento ministrado por Érico Medeiros e as profissionais da Secretária Municipal, Katilene Pinheiro e Mirna Mendonça. Durante o período da tarde, foi a vez de médicos e enfermeiros receberem orientações sobre o manejo clínico dos pacientes com o infectologista Dr. Márcio Pereira. À noite, a programação contou com participação dos munícipes no Seminário de Enfrentamento às Arboviroses, realizado no Salão Paroquial da Avenida José Sifredo Pinheiro.  Durante sua fala, o prefeito Webston Pinheiro ressaltou a importância de todos estarem unidos no enfrentamento. “É uma questão emergencial e de saúde pública. Nós temos trabalhado muito pela saúde do município, mas, no caso das arboviroses, é preciso contar com a total colaboração da população porque o mosquito se desenvolve dentro das residências”.

Karise Pinheiro, titular da Saúde, ressaltou sobre o delicado período. “Com a chegada das chuvas ficamos vulneráveis a estas doenças. É preciso que a população fique atenta, principalmente, no armazenamento correto da água. Muitos moradores armazenam água em panelas, baldes e tanques abertos”.

Durante toda esta semana, agentes de endemias do município se organizam em mutirões de visitas na busca por focos do mosquito, telando caixas d’água e orientando moradores. Os profissionais também realizam pulverizações em residências e ruas.