Tel. (88) 3518-1387
PÁGINA INICIAL
TRANSPARÊNCIA
OUVIDORIA
Redação
Solonópole - CE
AGENTES DE SAÚDE
SAÚDE
SAÚDE
AGENTES DE SAÚDE
Postada em 30/01/2020 ás 21h04 - atualizada em 07/02/2020 ás 11h33
Agentes de Saúde recebem novos tablets para começarem a trabalhar com novo E-SUS
O E-SUS é um conjunto de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS).
+
-
Texto:
Agentes de Saúde recebem novos tablets para começarem a trabalhar com novo E-SUS

A Prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (30), a I Capacitação de Sistema de Informação (novo E-SUS) e entrega tablets para os Agentes Comunitários de Saúde.

No evento, todos os Agentes Comunitários de Saúde passaram por uma capacitação para o novo sistema E-SUS. Representantes da empresa Sotech Saúde e Tecnologia ministraram a capacitação, mostrando como o sistema funciona e esclareceram todas as dúvidas dos participantes do momento. 

Segundo o prefeito Webston Pinheiro, em breve será implantando o prontuário eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde. "É com grande satisfação que entregamos um tablet a cada Agente Comunitários em Saúde e logo em seguida iremos implantar o prontuário eletrônico do cidadão. Isso vai proporcionar a informatização do sistema e atendimento dos pacientes, o que trará muitos benefícios, como a facilidade, agilidade, transparência, controle na produção tanto na atenção básica quanto na média e alta complexidade. Quero agradecer e parabenizar a secretária Lúcia Cavalcante pelo empenho e dedicação para o povo solonopolenses".  

A secretária de saúde, Lúcia Cavalcante, ressaltou a importância da informatização da saúde para melhorar ainda mais o trabalho dos agentes. "Os Agentes Comunitários de Saúde agora trabalharão com os tablets já recebidos para o cadastro das famílias, com o objetivo de, cada vez mais, qualificar o trabalho dos Agentes de Saúde. O prefeito Webston Pinheiro, em parceria com o Instituto Compartilha, idealizou essa ação, que consideramos de grande importância, e que estamos só iniciando. Em breve, iremos informatizar todas as unidades de saúde, como PSF's, Hospital, CAPS e demais setores", explica.

O representante da empresa Sotech Saúde e Tecnologia, Wiliam Martins, destaca a importância da implantação do novo Sistema E-SUS no município. "Hoje, estamos no município de Solonópole entregando esses tablets aos Agentes de Saúde e inserindo-os à tecnologia. O Ministério da Saúde vem trabalhando para melhorar o atendimento ao cidadão. Esse primeiro passo é o Agente de Saúde ser informatizado. Ele tendo esse tablet, vai entender a real situação de território de cada indivíduo. E essa inserção é muito importante para o segundo passo, que é a implantação do prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde. O prefeito Webston Pinheiro está entregando os tablets, e estamos aqui para acompanhar a evolução dessa etapa"

E-SUS

O E-SUS é um conjunto de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Com ele, foram criadas soluções que centralizam as informações dos pacientes para que sejam acessadas sempre que necessário. Os dois principais componentes dessa estratégia são o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), que é nacional, e o e-SUS AB, que é utilizado nas Unidades Básicas de Saúde. Dessa maneira, eles permitem manter um registro individualizado dos atendimentos de cada cidadão, identificado pelo Cartão Nacional de Saúde. Estão inclusos:



1- Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC): para agendar consultas e registrar as informações sobre o atendimento do paciente na UBS;

2- Coleta de Dados Simplificada (CDS): com ela, é possível fazer o cadastro individual e domiciliar, e criar fichas de atendimento médico, odontológico e de atividades coletivas;

3- Atenção Domiciliar (AD): aplicativo para dispositivos móveis.


leia também
Enquete
O que você achou de nosso novo portal?

Está Ótimo
11260 votos - 99.0%

Está Bom
64 votos - 0.6%

Está Ruim
25 votos - 0.2%

Está Regular
24 votos - 0.2%

Facebook
Selo Unicef
INSTITUCIONAL
Prefeitura Municipal de Solonópole

07.733.256/0001-57

Vice-prefeito(a)

RAIMUNDO ARILO

Horário de atendimento

Das 08:00h às 12:00 e 14:00h às 17:00h

Telefone

Tel. (88) 3518-1387

Prefeito

WEBSTON PINHEIRO

ACESSO À INFORMAÇÃO

© 2020 Prefeitura Municipal de Solonópole | End.: Rua Dr. Queiroz Lima, 330 - Centro | CEP: 63.620-000 - Solonópole - CE