PÁGINA INICIAL
AGENTES DE SAÚDE
AGENTES DE SAÚDE
Postada em 30/01/2020 ás 21h04 - atualizada em 07/02/2020 ás 11h33
Agentes de Saúde recebem novos tablets para começarem a trabalhar com novo E-SUS
O E-SUS é um conjunto de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (30), a I Capacitação de Sistema de Informação (novo E-SUS) e entrega tablets para os Agentes Comunitários de Saúde.

No evento, todos os Agentes Comunitários de Saúde passaram por uma capacitação para o novo sistema E-SUS. Representantes da empresa Sotech Saúde e Tecnologia ministraram a capacitação, mostrando como o sistema funciona e esclareceram todas as dúvidas dos participantes do momento.

Segundo o prefeito Webston Pinheiro, em breve será implantando o prontuário eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde. "É com grande satisfação que entregamos um tablet a cada Agente Comunitários em Saúde e logo em seguida iremos implantar o prontuário eletrônico do cidadão. Isso vai proporcionar a informatização do sistema e atendimento dos pacientes, o que trará muitos benefícios, como a facilidade, agilidade, transparência, controle na produção tanto na atenção básica quanto na média e alta complexidade. Quero agradecer e parabenizar a secretária Lúcia Cavalcante pelo empenho e dedicação para o povo solonopolenses".

A secretária de saúde, Lúcia Cavalcante, ressaltou a importância da informatização da saúde para melhorar ainda mais o trabalho dos agentes. "Os Agentes Comunitários de Saúde agora trabalharão com os tablets já recebidos para o cadastro das famílias, com o objetivo de, cada vez mais, qualificar o trabalho dos Agentes de Saúde. O prefeito Webston Pinheiro, em parceria com o Instituto Compartilha, idealizou essa ação, que consideramos de grande importância, e que estamos só iniciando. Em breve, iremos informatizar todas as unidades de saúde, como PSF's, Hospital, CAPS e demais setores", explica.

O representante da empresa Sotech Saúde e Tecnologia, Wiliam Martins, destaca a importância da implantação do novo Sistema E-SUS no município. "Hoje, estamos no município de Solonópole entregando esses tablets aos Agentes de Saúde e inserindo-os à tecnologia. O Ministério da Saúde vem trabalhando para melhorar o atendimento ao cidadão. Esse primeiro passo é o Agente de Saúde ser informatizado. Ele tendo esse tablet, vai entender a real situação de território de cada indivíduo. E essa inserção é muito importante para o segundo passo, que é a implantação do prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde. O prefeito Webston Pinheiro está entregando os tablets, e estamos aqui para acompanhar a evolução dessa etapa"

E-SUS

Com ele, foram criadas soluções que centralizam as informações dos pacientes para que sejam acessadas sempre que necessário. Os dois principais componentes dessa estratégia são o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), que é nacional, e o e-SUS AB, que é utilizado nas Unidades Básicas de Saúde. Dessa maneira, eles permitem manter um registro individualizado dos atendimentos de cada cidadão, identificado pelo Cartão Nacional de Saúde. Estão inclusos:

1- Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC): para agendar consultas e registrar as informações sobre o atendimento do paciente na UBS;

2- Coleta de Dados Simplificada (CDS): com ela, é possível fazer o cadastro individual e domiciliar, e criar fichas de atendimento médico, odontológico e de atividades coletivas;

3- Atenção Domiciliar (AD): aplicativo para dispositivos móveis.