PÁGINA INICIAL
Técnicos da SEMA ministram curso em Solonópole
.
Técnicos da SEMA ministram curso em Solonópole

O município de Solonópole recebeu a 1a Etapa do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental. Ministrado pelos técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Genario Azevedo e Jovelina Silva, no período de 5 a 7 de novembro, a atividade contou com o apoio e a articulação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente daquele município, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente.

Multiplicadores técnicos municipais, docentes municipais, garis da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e estudantes, formaram o público-alvo do curso que abordou no contexto da Educação Ambiental temas como, Sistemas de Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Unidades de Conservação, Legislação Ambiental, Agrotóxicos, Agroecologia e Consumo Consciente.

De acordo com Genario, também foi discutido com os participantes o Plano de Ação. “Será construído e executado pelos cursistas, no prazo máximo de 60 dias, como parte da carga horária”, explica o educador ambiental. Durante o curso ainda ocorreu a aula de campo na “Fazenda Modelo” e onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um viveiro de produção de mudas.

“Na área, observaram a predominância de árvores exóticas e invasoras como o Nim (Azadaracta indica), Algaroba (Prosopes juliflora), Leucena (Leucaena leucocephala) e Unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis)”, informou a educadora Jovelina Silva. Na ocasião foi debatida a proposta de transformar a “Fazenda Modelo” em uma unidade de conservação municipal.

Participaram do Curso de Na oportunidade, foram abordados temas da Educação Ambiental tais como: Sistemas de Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Unidades de Conservação, Noções de Legislação Ambiental, Agrotóxicos, Agroecologia e Consumo Consciente além, da discussão do Plano de Ação, que será executado no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, como parte da carga horária.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente