PÁGINA INICIAL
Postada em 16/12/2019 ás 14h42 - atualizada em 13/01/2020 ás 12h14
Prefeitura de Solonópole realiza ações preventivas contra o mosquito da Dengue
Como parte do programa Todos Contra o Mosquito, do Governo do Estado, a Prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na última sexta-feira (13), ações preventivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Prefeitura de Solonópole realiza ações preventivas contra o mosquito da Dengue

A mobilização é fundamental para relembrar e alertar a população solonopolense sobre os cuidados necessários para diminuir o foco do mosquito, principalmente na pré-estação das chuvas. “No final do ano, sempre fazemos um mutirão educativo para preparar a quadra chuvosa que chega no início do ano. Andamos nas principais ruas do centro com carro de som e também distribuindo panfletos de casa em casa”, reforça a coordenadora de vigilância sanitária da Prefeitura, Mirna Mendonça.

O prefeito de Solonópole, Webston Pinheiro, enfatiza que os cuidados com o mosquito é dever de todos. "A população deve se engajar sempre no combate ao mosquito. Contamos com o apoio de todos para que cada um possar sua parte e evitar as doenças que o Aedes Aegypti tem causado."

A equipe responsável pelas ações contra o mosquito é formada por profissionais da saúde, sendo eles agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais, além dos membros do Comitê Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti.

Todos contra o mosquito

Para diminuir o foco de doenças causadas Aedes Aegypti, é fundamental manter as caixas d’água, tonéis, potes, barris e baldes bem tampados; colocar o lixo em saco plástico e tampar bem a lixeira; guardar garrafas e vasilhas sempre de cabeça para baixo; encher com areia os pratinhos ou potes de planta e não deixar acumular água na bandeja atrás da geladeira.

Os mesmos cuidados com a faxina em casa também são válidos para manter as ruas limpas. Não jogar copos descartáveis, garrafas e tampas nas ruas e colocar o lixo na calçada somente em dia de coleta, são atitudes que ajudam a você e a toda vizinhança. Atitudes fáceis e que ajudam na prevenção e no controle do mosquito, evitando focos do Aedes aegypti.