CORONAVÍRUS: Clique e saiba o que fazer
PÁGINA INICIAL
CORONA VÍRUS
CORONA VÍRUS
Postada em 18/03/2020 ás 15h35 - atualizada em 25/03/2020 ás 17h28
Coronavírus: tudo que você precisa saber e quais medidas a Prefeitura de Solonópole têm tomado
.

Você sabe o que é o Coronavírus? A Prefeitura de Solonópole, preocupada em sempre cuidar e esclarecer toda a população, reuniu, nesta matéria especial, tudo que você precisa saber sobre a pandemia. Com o objetivo de viabilizar as ações de prevenção e controle do novo Coronavirus, a Secretaria de Saúde de Solonópole preparou o Plano Municipal de Contingência para resposta às Emergências em Saúde Pública e decretou a suspensão de atividades com aglomeração. Clique aqui para ler, na íntegra,  o Decreto Oficial de Situação de Emergência em Saúde Pública em Solonópole.

Segundo o prefeito Webston Pinheiro, o decreto veio como forma emergencial na tentativa de conter a propagação do vírus. "Como prefeito de Solonópole, é mais que minha obrigação vir aqui pra falar sobre o cuidado dobrado que devemos ter com esse vírus para que todos os solonopolenses fiquem em alerta. Por isso, decretei situação de emergência em Saúde também no nosso município. De forma excepcional, com o único objetivo de resguardar o interesse da coletividade na prevenção do contágio e no combate da propagação do coronavírus, fica determinado a suspensão, pelo prazo de 15 dias, para as atividades ou eventos com mais de 50 pessoas, das aulas da rede pública de ensino municipal, recomendado também as escolas particulares, e das atividades dos serviços de convivência da Secretaria de Desenvolvimento Social".

O que é o Coronavírus?

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do Coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados em Wuhan, na  China, que provoca a doença chamada de Coronavírus (COVID-19). No início, muitos dos pacientes do surto na China, teriam algum vínculo com um grande mercado de frutos do mar e animais, sugerindo a disseminação de animais para pessoas. No entanto, um número crescente de pacientes não teve exposição ao mercado de animais, indicando a ocorrência de disseminação de pessoa para pessoa.

Sintomas

Os sintomas mais comuns do coronavírus são (negrito)febre, cansaço e tosse seca(/negrito). Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldade para respirar. Outras não desenvolvem sintoma nenhum, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e crianças, há uma chance do vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa ou mais grave, como uma pneumonia ou bronquite.

Formas de contágio do Coronavírus

A transmissão do Coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

• Gotículas de saliva;

• Espirro;

• Tosse;

• Catarro;

• Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

• Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão.

Grupos de risco

Além dos cuidados essenciais que devemos ter para prevenir o contágio do Coronavírus, há pessoas que precisam de um cuidado especial. São os chamados [negrito] grupo de risco. Confira:

• Idosos, que são considerados o grupo de pessoas que têm maior chance de ter complicações, se forem infectadas pelo coronavírus;

• Crianças;

• Diabéticos;

• Hipertensos;

• Pessoas com problemas no coração;

• Asmáticos;

• Doenças renais;

• Fumantes, que tem o pulmão mais prejudicados por causa do cigarro.

Como prevenir a contaminação do vírus

• Lave as mãos com água e sabão use álcool em gel;

• Use o braço para cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

• Evite aglomerações, se estiver doente;

• Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres e garrafas;

• Mantenha os ambientes bem ventilados

• Não toque a região dos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos;

• Mantenha-se hidratado!

A Secretaria de Saúde do Estado divulgou locais de coleta para exame de Covid-19 no estado do Ceará e telefones para informações e suporte.

Confira a lista:

• 1.Hospital Monte Klinikun (Particular)

• Hospital Regional Unimed (Particular)

• Hospital São José

• Hospital Regional Norte

• Hospital Regional do Cariri

• Hospital Regional do Sertão Central

• UPA Vila Velha (Fortaleza)

• UPA Edson Queiroz (Fortaleza).

• 2. Somente o Lacen faz o painel viral. (confirmatório no IEC)

• 3. Resultado no Lacen em até 24 h

• Confirmatório no IEC em até 48 h

Aplicativo do Ministério da Saúde

O Aplicativo CORONA VÍRUS foi desenvolvido pelo o Ministério da Saúde com o objetivo de tirar dúvidas sobre transmissão, contágio, sintomas. Clique aqui para baixar.

Telefones Importantes - Cidadão

(Todos os dias de 07h as 19h.)

Profissionais da Saúde

85 3101-4860 (segunda á sexta de 8h ás 17h)

85 98724-0455 (todos os dias, 24h)

Disque Saúde: 136