NOTÍCIAS

31-MAR-2023

APÓS 12 ANOS, AÇUDE RIACHO DO SANGUE ATINGE SUA CAPACIDADE MÁXIMA E VOLTA A SANGRAR

O Açude recebeu grande aporte de água e voltou a sangrar, trazendo alívio para a população local. Conheça um pouco da história dessa importante fonte de água para a região.

#Turismo POR JOÃO PAULO 31 DE MARÇO DE 2023

Imagem áerea da parede e sangradouro do açude Riacho do Sangue. Foto: Gesiel Lins

O Açude Riacho do Sangue, também conhecido como Boqueirão, é um açude brasileiro localizado no estado do Ceará. Construído sobre o leito do Riacho do Sangue, no município de Solonópole, a barragem do açude tem 308 metros de comprimento por 86,5 metros de largura na base e 6 metros no coroamento, com uma altura de 21 metros. Sua capacidade é de 58,43 hm³ e sua bacia hidrográfica é de 1368,58 km². A cota máxima do açude é de 118 metros.

O idealizador da construção do Açude Riacho do Sangue foi o filho da terra e estudante de engenharia chamado Leopoldo Rodrigues Pinheiro. Ele solicitou às autoridades do estado do Ceará na época que enviassem Tomaz Pompeu de Souza Brasil para realizar os estudos necessários para o barramento do Riacho do Sangue, em meados de 1911.

O açude teve seu início na seca de 1915. Sua inauguração aconteceu em 9 de março de 1918, quando foi inteiramente entregue à administração da Inspetoria de Obras Contra a Seca, hoje DNOCS. Presentes ao ato de inauguração, além das autoridades constituídas e envolvidas na obra, estavam o coronel Semeão Correia Pinheiro Machado (representando o Presidente do Estado), coronel José Cavalcante Pinheiro, coronel Bernardo Bezerra, José Climério Pinheiro de Andrade, capitão Antonio Henrique de Almeida, entre outras importantes personalidades do município, que assinaram atas de inauguração e transferência.

O Açude Riacho do Sangue transbordou pela primeira vez em 1917, com uma lâmina de 2 metros, colocando em risco toda a construção da barragem. Os trabalhadores que estavam no vertedouro tiveram que correr para a parede para evitar maiores danos.

Em 1919, o açude teve uma grande importância durante uma seca avassaladora, quando muitos habitantes mudaram-se para suas margens na esperança de sobrevivência, já que o município era totalmente dependente da agricultura de subsistência.

Em seu histórico, o açude Riacho do Sangue chegou a uma sangria com uma lâmina de 3 metros em 20 de março de 1921, inundando a rua primitiva existente na época às margens esquerda do rio.

O açude passou por um período delicado na década de 60, quando foi necessário esvaziar a barragem, chegando a 3% de sua capacidade, para eliminar os grandes cardumes de piranhas existentes no açude, utilizando um pó chamado TIMBÓ.

Mas um dos piores períodos para a barragem foi a estiagem entre os anos de 2012 a 2018. Em janeiro de 2018, o açude ficou com apenas 0,06% de sua capacidade, ou seja, totalmente seco após 100 anos de sua inauguração em 1918. Esse período de seca afetou gravemente a região de Solonópole, que dependia do açude para o abastecimento de água e para a irrigação das plantações. A população teve que enfrentar uma crise hídrica sem precedentes, com racionamento de água e a busca por alternativas para sobreviver.

Durante esse período, o governo estadual e municipal tomou diversas medidas para amenizar os efeitos da seca, como a perfuração de poços artesianos. Além disso, foram implementadas medidas de conscientização sobre o uso racional da água, visando à preservação dos recursos hídricos da região.

Felizmente, após anos de espera, o Açude Riacho do Sangue atingiu sua capacidade máxima e voltou a sangrar em março de 2023. Esse momento marca uma nova esperança para a região, que agora pode contar com a recuperação desse importante reservatório de água. A sangria do açude traz alívio para os agricultores, pescadores e toda a população de Solonópole, que depende do açude para sua subsistência e desenvolvimento econômico.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Edital Há 7 dia(s)

EDITAL 001/2024 DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

SELEÇÃO PÚBLICA DE CARGOS PARA ATENDER NECESSIDADE TEMPORÁRIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

#MeioAmbiente Há 8 dia(s)

FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2024, COM O TEMA “CEARÁ SEM FOGO: TODOS JUNTOS CONTRA OS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Nos dias 1 a 5 de abril, aconteceu a Festa Anual das Árvores 2024, com o tema "Ceará Sem [...]

#Mulher Há 11 dia(s)

PREFEITURA REALIZA AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Relembramos com muita gratidão as ações realizadas em comemoração ao Dia internacional d [...]

#Segurança Há 13 dia(s)

REUNIÃO NA SEDE DAS PROMOTORIAS DO MUNICÍPIO, VISANDO DESENVOLVER NOVAS ESTRATÉGIAS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA LOCAL

Na última quarta-feira, dia 3, ocorreu uma reunião na sede das promotorias do município [...]

#Cultura Há 13 dia(s)

A Prefeitura de Solonópole, por meio da Secretaria de Cultura, apresentou mais uma vez a Paixão de Cristo.

"Foi por mim, foi por você, foi por amor!" Um espetáculo que transborda fé, amor e e [...]

#Educação Há 20 dia(s)

Reinauguração da Escola Bom Jesus: Um Novo Capítulo na nossa Educação

Solonópole está presenciando um momento de grande importância para a nossa educação: a r [...]

#Agricultura Há 29 dia(s)

O pagamento do Garantia Safra 2022/2023 em Solonópole foi liberado!

Tá na conta, agricultor! ?? O pagamento do Garantia Safra 2022/2023 em Solonópole fo [...]

#Infraestrutura Há 33 dia(s)

Estrada vicinal que liga Assunção a varias comunidades é inaugurada.

Estrada vicinal liga Assunção as comunidades de Riacho do Tigre, Volta do Umari, Pedra Verde, Canário e Mineiro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito