Neste dia 08 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Turismo. Nosso município é rico em história e temos muito para mostrar das belezas dos pontos turísticos. Venha conosco conhecer um pouco da história de alguns lugares da nossa terrinha.
Igreja do Bom Jesus Aparecido
Construída por iniciativa do casal Ana Rosa do Paraíso e Simeão Correa, auxiliados pelo Padre Francisco Pinheiro Landim e André Pinheiro Maciel, a Igreja do Bom Jesus Aparecido é um marco histórico da região.
Antes do início da construção da igreja, foi levantado um açude em pedra e cal para barrar o riacho do Sangue e armazenar água para a construção. Essa barragem recebeu o nome do padroeiro Bom Jesus Aparecido e encontra-se abaixo da barragem atualmente conhecida como "paredinha", a cerca de 200 metros de distância.
A construção foi iniciada em 1813 e concluída em 1821, quando passou a abrigar cultos religiosos. Curiosamente, na época, as pessoas da classe alta da região do Riacho do Sangue eram sepultadas próximas aos santos de devoção no altar, enquanto a classe baixa e os escravos eram sepultados "de grades para baixo", em qualquer lugar dentro da igreja. Essa prática funcionou até o início da década de 1870.
Em 1863, a igreja foi elevada à condição de paróquia e instalada em 1864, tendo como primeiro vigário o filho da terra, Padre Pedro Pinheiro Landim.
Açude Riacho do Sangue, também conhecido como Boqueirão
Construído sobre o leito do Riacho do Sangue, no município de Solonópole, o açude tem uma barragem com 308 metros de comprimento por 86,5 metros de largura na base e 6 metros no coroamento, com altura de 21 metros. Sua capacidade é de 58,43 hm³ e sua bacia hidrográfica é de 1368,58 km². A cota máxima do açude é de 118 metros.
O açude teve sua construção iniciada na seca de 1915 e foi inaugurado em 9 de março de 1918, quando foi entregue à administração da Inspetoria de Obras Contra a Seca, hoje DNOCS. Em 1917, o açude transbordou pela primeira vez, com uma lâmina de 2 metros, colocando em risco toda a construção da barragem.
No entanto, um dos piores períodos para a barragem foi a estiagem entre os anos de 2012 a 2018. Em janeiro de 2018, o açude atingiu apenas 0,06% de sua capacidade, ou seja, ficou totalmente seco após 100 anos de sua inauguração.
Capela de Nossa Senhora de Fátima
Construída por iniciativa do casal Cel. José Cavalcante Pinheiro Filho e Maria Ambrosina Pinheiro Cavalcante, a Capela de Nossa Senhora de Fátima teve sua pedra fundamental lançada em novembro de 1935 pelo Pe. José Gaspar de Oliveira. A construção teve a participação voluntária de toda a comunidade, inclusive das crianças do município que conduziram um tijolo cada uma, da sede até a construção, que fica a uma distância de 1 km. A capela foi inaugurada em 26 de janeiro de 1936 e, segundo a tradição, é a primeira ermida dedicada a Nossa Senhora de Fátima no estado do Ceará.
Em 2019, a capela passou por um processo de restauração e foi reaberta ao público com uma nova estrutura ao seu redor.
Praça Largo dos Dantas e Estátua Solon Pinheiro
Inaugurada em 17 de abril de 2019, com o principal objetivo de ampliar, valorizar e melhorar o centro comercial da cidade. A praça homenageia a família Dantas, que chegou à região no século IX, vinda do Rio do Peixe, na Paraíba e Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte. Na praça, foi erguido um obelisco que abriga uma estátua em homenagem ao patrono do município, Dr. Manoel Solon Rodrigues Pinheiro.
Sítio arqueológico da Várzea Torta.
O local é rico em imagens que evidenciam a presença de antigas civilizações que habitaram o Riacho do Sangue e seus afluentes. As imagens rupestres estão localizadas aproximadamente a 27km da sede do município, no Distrito de Cangati. Neste sítio, podemos encontrar várias lagoas e centenas de gravuras encravadas nas pedras. Entende-se que o local era um ponto de reserva de água e de caça para os povos primitivos que habitaram a região