Município terá representante na Conferência Nacional em Brasília, após participação estratégica no evento estadual
Nos dias 11 e 12 de agosto, a capital cearense, Fortaleza sediou a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, um importante espaço de debate e proposição de políticas públicas para esse segmento. Com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", o evento reuniu gestores, conselheiros e lideranças de todo o Ceará.
Solonópole esteve representada pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), que é psicólogo, e por uma conselheira titular do mesmo órgão. A participação do município foi marcada por contribuições significativas aos debates, que abordaram desde a garantia de direitos e o combate à violência até a promoção da equidade e a importância da participação social ativa dos idosos.
Um dos resultados mais expressivos da conferência para o município foi a eleição do presidente do CMDPI de Solonópole como um dos 32 delegados que representarão o Ceará na etapa nacional do evento. A Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa está prevista para ocorrer em Brasília, entre os dias 5 e 8 de novembro de 2025.
A eleição consolida a atuação do município na defesa dos direitos da pessoa idosa e garante que as demandas e particularidades dos idosos solonopolenses serão levadas ao debate no cenário nacional, influenciando a construção de políticas públicas para todo o país.