Durante os dias 15 e de 16 de maio, a Secretaria de Cultura e Turismo junto ao Museu Municipal Riacho Cachoeira do Sangue realizou a 23ª Semana Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que comemora também o Dia Internacional dos Museus, celebrado dia 18 de maio.
A programação iniciou no dia 15 pela manhã no Museu, com a Banda de Música Municipal Carlos Rabelo Machado, em seguida com uma roda de conversa com o tema "Museus, Juventudes e Novas Tecnologias" para alunos do 2º Ano-A da Escola Fenelon Rodrigues Pinheiro. Durante a tarde, a roda de conversa também ocorreu para alunos do 2º Ano-C da EEEP José Ciro Nogueira. Dando continuidade ao primeiro dia de evento, a noite contou com o evento "Noite do Patrimônio Imaterial" em roda de conversa e apresentação dos artistas Ceguinho de Solonópole, sanfoneiro e autodidata e Chico Pedro, catador popular do município.
No dia 16 de maio, a manhã foi marcada pela Vivência com Mestres da Cultura, uma atividade voltada para a valorização dos saberes manuais e das infâncias criativas. Os mestres da cultura Dim Brinquedim e Íris Pinheiro compartilharam suas histórias de vida e inspirações artísticas na criação de suas peças e memórias. Alunos do 9º ano e coordenação da escola Anibal Rodrigues Pinheiro prestigiaram o momento e conheceram as peças artesanais produzidas pelos mestres.
O encerramento ocorreu durante a noite com a presença do gestor Webston Pinheiro, com as apresentações culturais dos artistas locais através da Lei Paulo Gustavo e apresentação documental da Via Sacra 2025.
Na oportunidade, todos os participantes da programação também puderam visitar os acervos disponíveis no museu. Mais do que uma celebração da arte, da memória e da cultura, esse evento reforça o papel essencial dos museus como espaços vivos de aprendizado, reflexão e pertencimento.